A Electronic Entertainment Expo, mais conhecida como E3, é considerada a maior feira de games desde 1995, quando foi iniciada. O evento acontece anualmente e reúne novidades relativas a lançamentos e tendências de mercado de várias empresas do setor dos jogos, porém esse ano a feira foi cancelada devido ao surto de Coronavírus (COVID-19) pelo mundo e nos deixou órfãos daquele momento maravilhoso do ano, onde somos bombardeados de novidades e anúncios de jogos novos. Então para matar a saudade, trarei aqui alguns momentos marcantes da E3.
Sony x Sega
Em 1995 finalmente teríamos um evento dedicado ao mercado de games. Era o início da E3 como conhecemos hoje, um evento focado em nos entregar as novidades sobre as principais empresas de jogos. Naquele ano a Sega estava apresentando o seu novo console, o Sega Saturn, que já havia sido lançado no Japão com grande sucesso, enquanto a Sony estava fazendo sua estreia no mercado de jogos com o PlayStation, que vinha como uma grande promessa para a indústria.
Em sua apresentação, a Sega pegou todos de surpresa quando anunciou que o lançamento do Sega Saturn seria imediato, estando disponível no mesmo dia da apresentação pelo valor de 399 dólares. Esse anúncio fez com que a empresa enfrentasse diversos problemas como a falta de variedade de jogos e de estoque, já que as lojas ainda não haviam recebido os consoles para a venda imediata.
Após a apresentação da Sega, a Sony veio ao palco para apresentar o seu console. Durante a apresentação soubemos que o PlayStation manteria sua data de lançamento para o final do ano. Steve Race, naquela época CEO da Sony, foi chamado ao palco, onde subiu com diversos cartões na mão e disse apenas “299” se referindo ao valor do console e foi embora. Veja esse momento no vídeo abaixo:
The Legend of Zelda – Twilight Princess
Em 2004 a Nintendo ainda fazia apresentações em palco e naquele ano havia mostrado o que viria a ser o segundo console mais vendido de todos os tempos, o Nintendo DS. Os fãs estavam satisfeitos e achavam que já tinham visto tudo, quando um novo trailer começa a ser exibido. O trailer trazia uma música épica, enquanto mostrava alguém cavalgando… e era o Link!
A platéia foi à loucura como nunca havia acontecido em uma apresentação da E3 e após o trailer, Miyamoto apareceu com a Master Sword e o Hylian Shield. Era a primeira vez que uma apresentação trazia características mais emocionantes como vemos hoje e tudo começou com esse trailer do game que seria conhecido posteriormente como The Legend of Zelda – Twilight Princess.
Final Fantasy XIII para Xbox 360
Final Fantasy XIII havia sido anunciado como um jogo exclusivo para o PlayStation 3, o que traria grandes benefícios para Sony, já que a franquia estava em alta. Desde o Super Nintendo, só os consoles da Sony recebiam os games mais importantes de Final Fantasy, deixando para a Nintendo e a Microsoft apenas os spin-offs. Porém durante a conferência da Microsoft em 2008, Lightning surgiu no telão em um trailer incrível que anunciava que Final Fantasy XIII não seria mais exclusivo do PlayStation 3 e seria lançado simultaneamente para o Xbox 360.
Xbox One e o DRM
A apresentação de um console é um dos momentos mais importantes para consolidá-lo no mercado e um erro pode acabar com todo o marketing feito até então. A Microsoft sentiu isso no ano de 2013 quando apresentou o Xbox One, que apesar de ser um console incrível, sofreu com as políticas de DRM (Digital Right Management, em português, gerenciamento de direitos digitais) da empresa. O console deveria se manter conectado o tempo todo e os jogos em mídia física ficariam conectados a uma conta, ou seja, não poderiam ser vendidos ou emprestados.
Mesmo a empresa voltando atrás posteriormente e mudando toda essa política, o estrago já estava feito. A Sony não perdeu tempo e em sua apresentação, alfinetou de maneira direta a sua concorrente com um vídeo que ensinava como emprestar um jogo de PlayStation 4 a um amigo. Veja o vídeo abaixo:
Mario na Ubisoft
A Nintendo trouxe políticas muito diferentes desde o lançamento do Nintendo Switch e essa mudança ficou muito clara na E3 de 2017, quando um jogo em parceria com a Ubisoft foi mostrado na conferência da empresa francesa. E se isso já não bastasse, a franquia seria “Mario”, simplesmente a maior franquia da Nintendo.
Ao mostrar Mario + Rabbids, o presidente da Ubisoft chamou o maior nome da Nintendo ao palco, Shigeru Miyamoto, que subiu com os canhões característicos de Mario + Rabbids. Nesse momento, tivemos uma das cenas mais emocionantes da história da E3, Miyamoto começou a contar como estava impressionado com a qualidade de Mario + Rabbids e parabenizou toda a equipe da Ubisoft pelo jogo, enquanto a câmera filmava o diretor criativo do game, Davide Soliani, que se derramava em lágrimas. Esse com certeza foi um momento marcante não só para a indústria dos videogames, como para a história da E3.
Eu gostaria de fazer algumas menções honrosas a outros momentos tão empolgantes e emocionantes quanto os que eu trouxe aqui, como toda a conferência da Sony de 2015, o anúncio de Halo 2 em 2003 e a constrangedora apresentação do Konami em 2010.
A E3 ainda é o evento mais importante da indústria de videogames mesmo após 25 anos e o fato de ter sido cancelada esse ano, nos fez ver a falta que ela faz. Você lembra de outros momentos marcantes da história da E3? Deixa aqui nos comentários e quem sabe podemos fazer uma parte 2.
Revisão: Felipecation