5 Beat ‘em Ups essenciais ao gênero

Felipe Ozzy
6 leitura mínima

Nos anos 90 era muito comum chamar um amigo e jogar uma ficha nos arcades espalhados pela cidade. Às vezes jogávamos uns contra os outros  no Street Fighter II ou The King of Fighters, porém também jogávamos Co-op em um dos estilos mais populares da época, chamado de beat ‘em up.

É um gênero bem simples, que se resume a andar e bater. Os jogadores avançam através do cenário derrotando pequenas hordas de inimigos. Apesar da simplicidade, jogar uma tarde de beat ‘em up com os amigos era e ainda é uma experiência incrível. 

Com a chegada de Streets of Rage 4, o gênero, que andava um pouco esquecido nos últimos anos, volta a ser assunto nas maiores mídias mundiais, o que traz novos entusiastas e reanima os mais antigos. Se você é um mestre no estilo ou um jovem padawan, vem comigo nessa viagem ao passado e vamos conhecer os 5 beat ‘em ups essenciais do gênero.

Double Dragon

Apesar do consenso de que Kung-Fu Master, arcade da Irem lançado no Japão em 1984, é o primeiro beat ‘em up conhecido, é de Double Dragon o título de pai de todos nesse gênero.

O game foi lançado em 1987 pela Technōs Japan e distribuído pela Taito, trazendo muitas das mecânicas que hoje consideramos essenciais a um beat ‘em up, como a jogabilidade cooperativa e a possibilidade de pegar uma arma do inimigo após desarmá-lo.

Double Dragon foi lançado inicialmente para os Arcades, mas ao longo da série chegou a ser disponibilizado para os principais consoles da época, como Nes, Master System, Game Boy, Mega Drive e Atari. Graças à sua popularidade, ainda tivemos um remake para o Game Boy Advance, intitulado Double Dragon Advance.

Cadillacs and Dinosaurs

Outro game muito popular nos Arcades é Cadillacs and Dinosaurs, uma das belas contribuições da Capcom para o gênero. Lançado em 1993 e baseado nos quadrinhos Xenozoic Tales, o jogo tinha todas as melhores características dos beat ‘em ups tradicionais e ainda trazia alguns diferenciais, como os ataques em dupla, que valorizavam muito o multiplayer e a possibilidade de usar armas de fogo durante a gameplay, porém com munições limitadas. Além disso, ainda haviam os dinossauros, criaturas neutras que poderiam atacar os jogadores ou o inimigo, dependendo da situação.

Captain Commando

Mais uma vez temos a Capcom trazendo um ótimo game para o gênero. Captain Commando foi lançado em 1991 para os Arcades e em 1995 e 1998 para Super Nintendo e Playstation respectivamente. O jogo se passa em Metro City, a mesma cidade de Final Fight, porém em um futuro distópico no ano de 2026. O Team Commando tem o desafio de enfrentar uma horda de criminosos geneticamente modificados, atravessando cenários como um banco, um museu, um aquário e até outro planeta, chamado Callisto.

Final Fight

Outra contribuição incrível da Capcom é Final Fight. Esse é um dos melhores e mais definitivos beat ‘em ups da história. Tendo o primeiro título lançado em 1989, seguido por continuações feitas para o Super Nintendo em 1993 e 1995, essa franquia trouxe uma mecânica de combos impressionante e uma jogabilidade incrivelmente fluida para a época, com destaque para o terceiro jogo, Final Fight 3. O game se tornou tão importante para a Capcom que seus personagens frequentemente aparecem em outros jogos da empresa, como em vários títulos de Street Fighter

Streets of Rage

Dividindo o título de beat ‘em up definitivo, vem Streets of Rage. Com seus três jogos mais antigos lançados entre 1991 e 1994, a série foi desenvolvida e publicada pela Sega originalmente para o Mega Drive, porém teve versões lançadas para diversos consoles mais modernos.

O game trazia as principais características do gênero e ainda inovou com uma mecânica de especial que derrota todos os inimigos no cenário que não sejam chefes. Outra característica que eleva ainda mais o patamar de Streets of Rage é sua trilha sonora, assinada por Yuzo Koshiro e Motohiro Kawashima. Ela nos faz mergulhar no clima de ação policial clássica dos anos 90, o que deixa a jornada ainda mais interessante.

Recentemente tivemos o lançamento do quarto jogo da franquia, Streets of Rage 4, que além de trazer tudo que ela tem de melhor, modernizou-se com uma arte incrível e muito bem adaptada aos tempos atuais. Vale a pena conferir.

Foi muito difícil reduzir essa lista a apenas 5 itens, e eu gostaria de fazer menções honrosas a toda franquia Battletoads, Teenage Mutant Ninja Turtles: Turtles in Time, The Punisher e Sengoku, que também são jogos incríveis.

Espero que tenham gostado de relembrar esses jogos maravilhosos que fizeram parte da história dos games. Agora eu queria ver a lista de vocês! Me contem aqui embaixo nos comentários qual seria o seu Top 5 de jogos beat ‘em up.

Revisão: Luiz Gonzaga

Compartilhe este artigo
1 comentário
tes