É quase impossível um gamer nunca ter jogado algo da Nintendo. A empresa que faz parte da infância de tantas pessoas e traz títulos apreciados até hoje, seja para adultos ou crianças. Nomes como Mario, Zelda, Donkey Kong e tantos outros encabeçam franquias consagraram esta grande empresa no mercado dos games e consoles, mas vocês sabem como surgiu tudo isso?
A Nintendo
Tudo começou em 1889, ano em que Fusajiro Yamauchi fundou a empresa Nintendo Koppai, que fabricava um jogo de cartas chamado Hanafuda, bem popular no Japão.
Com o passar do tempo, os negócios foram se expandindo e em 1907 Yamauchi fechou parceria com uma companhia de distribuição para aumentar o alcance dos produtos da Nintendo.
Quando se aposentou, Fusajiro passou o controle da empresa para seu genro, Sekiryo Kaneda, que fez uma reestruturação na empresa, ampliando o espaço de trabalho para um prédio maior e mudando o nome da empresa para Yamauchi Nintendo & Co.
Quando Kaneda sofreu um derrame cerebral, passou a empresa para seu neto de apenas 21 anos de idade, Hiroshi Yamauchi; já que seu pai o havia abandonado, ele era o mais “adequado” para assumir o controle da Nintendo, e, com ele vieram grandes mudanças.
Hiroshi começou a investir em empreendimentos nada relacionados ao mercado da Nintendo, como uma frota de táxis e uma rede de hotéis, mas não deixando de lado a empresa, que teve mais uma vez seu nome alterado em 1951, desta vez para Nintendo Karuta.
Hiroshi conduziu a Nintendo muito bem, tanto que fechou uma parceria com a Disney para produzir cartas com desenhos deles. Em 1969, a Nintendo finalmente resolveu investir em jogos, já com seu nome alterado para Nintendo Company, expandindo seus segmentos. Também foi Nessa época que Yamauchi conheceu Gunpei Yokoi, grande colaborador para a empresa.
Na década de 1970, jogos eletrônicos como Space Invaders e Pong faziam sucesso; de olho nisso, a Nintendo fechou uma parceria com a empresa Magnavox para comercializar os consoles Odyssey, não trazendo tanto lucro quanto esperavam.
Masayuki Uemura, outro grande colaborador da Nintendo, aconselhou Hiroshi a investir em consoles mais atraentes e, com isso, fecharam parceria com a Mitsubishi, lançando o console Color-TV Game, trazendo uma série de adaptações ao jogo Pong em 1977. Outra importante figura chegou nesse ano: Shigeru Miyamoto, logo que se formou em Design Industrial, veio com a função de ajudar no desenho do exterior dos arcades, os famosos fliperamas.
Em 1980, a Nintendo se consagra no mundo dos games, chegando aos Estados Unidos. Gunpei Yokoi lançou o Game & Watch, um console portátil de um único jogo com o cenário impresso na tela. A novidade foi um grande sucesso, trazendo grande reconhecimento à Nintendo e a Gunpei.
O Avanço da Nintendo com Shigeru Miyamoto
Explorando o mercado de games nos Estados Unidos, a Nintendo lançou um arcade para concorrer com o famoso Atari: Radar Scope, que fez bastante sucesso no Japão, mas não nos Estados Unidos. Sem desanimar, Hiroshi chamou Shigeru Miyamoto para aproveitar a plataforma do Radar Scope e lançar algo mais atraente para o público.
Com a oportunidade, Miyamoto criou o game Donkey Kong, lançado em 1981 com um enredo simples: um gorila que havia sequestrado uma moça, cabendo a seu namorado Jumpman salvá-la.
De início, a equipe americana teve uma certa desconfiança quanto ao sucesso do jogo, e foi aí que foram surpreendidos, pois Donkey Kong se tornou um grande fenômeno.
Depois disso, Shigeru não parou mais e se consagrou na Nintendo, criando o maior sucesso da empresa, o famoso Mario Bros, lançado em 1985, que trazia o protagonista de Donkey Kong, o Jumpman, rebatizado com o nome de Mario. O encanador bigodudo virou símbolo da Nintendo e também uma de suas primeiras franquias.
Shigeru trabalha até hoje na empresa, sendo criador da série The Legend of Zelda e contando com participação em outras franquias, como Star Fox, Nintendogs, e Wii Sports.
Consoles
Agora que já conhecemos a história da Nintendo, vamos conhecer seus consoles e descobrir mais detalhes dessa empresa que tanto cresceu com o passar dos anos.
Color-TV Game
Primeiro console da Nintendo, que trazia as variações do jogo Pong, o clássico simulador de tênis de mesa.
Game & Watch
O console portátil que teve até 60 versões, cada uma um jogo diferente e todos relacionados em categorias como Silver Gold, Wide Screen e Multi Screen.
NES (Nintendo Entertainment System)
Lançado em 1983, foi o primeiro console a aceitar cartuchos de vários jogos e também o que trouxe as maiores franquias da Nintendo, como Super Mario Bros, The Legend Of Zelda e Metroid.
Game Boy
Criado por Gunpei Yokoi e lançado em 1989, foi mais sucesso da Nintendo em formato portátil. O Game Boy aceitava cartuchos de variados jogos, e seu maior destaque foi o clássico Tetris.
Novos designs para o Game Boy foram lançados, como o Game Boy Pocket e o Game Boy Light. Com algumas melhorias em questão de design e consumo de bateria, o Game Boy Light possuía uma iluminação própria de tela e foi vendido apenas no Japão,
SNES (Super Nintendo Entertainment System)
Sucessor do NES, o SNES chegou em 1990 como grande rival do Mega Drive da Sega, trazendo alguns dos maiores jogos da história da Nintendo, como Super Mario World e a série Donkey Kong Country.
Virtual Boy
Até mesmo gênios erram, e este console foi um dos grandes fracassos da Nintendo. Criado por Gunpei em 1994, o Virtual Boy parecia um óculos, no qual eram projetadas suas imagens em 3D, mas trouxe grandes problemas como dores de cabeça aos jogadores, necessitava de uma base para ser apoiado e tinha facilidade para ser danificado, além de ter poucos jogos disponíveis, pois poucos desenvolvedores quiseram trabalhar com o modelo.
Nintendo 64
Este foi o sucessor do SNES. Lançado em 1996, o Nintendo 64 já trazia um processamento gráfico 3D e capacidade de conexão com até 4 joysticks. Apesar de não ser um fracasso, não vendeu tão bem quanto o NES e o SNES, pois as concorrentes Sega e Sony investiram em consoles rodados por CD. A Nintendo preferiu continuar com seus cartuchos e, pelos CDs serem mais baratos e de fabricação simples, muitos desenvolvedores deram prioridade ao Saturn e ao PlayStation.
Game Boy Color
Lançado em 1998, este novo Game Boy rodava seus jogos em cores, sendo compatível com o Game Boy Classic, rodando os games antigos trazendo um hardware mais poderoso e melhor qualidade de áudio.
GameCube
Chegando ao mercado em 2001 como sucessor do Nintendo 64, o GameCube foi o primeiro console a trabalhar com mídia óptica, que utiliza uma espécie de mini-DVD baseado em uma tecnologia da Panasonic. Apesar de ser um bom console, não conseguiu desbancar seu rival da Sony, o PlayStation 2.
Game Boy Advance
Foi lançado também em 2001 e é uma evolução da linha do Game Boy, com várias modificações e melhorias.
Game Boy Advance SP
Chegou em 2003 atualizando as funções do GBA com algumas melhorias e um grande diferencial: uma bateria recarregável ao invés de pilhas.
Nintendo DS
Lançado em 2004 e considerado por muitos um dos melhores produtos da empresa, o Nintendo DS possui duas telas, com a inferior sendo sensível ao toque. O DS é dobrável, tem microfone e também é alimentado por bateria, se destacando por possuir conexão Wi-Fi, possibilitando disputas em rede e navegar na internet.
Game Boy Micro
Lançado em 2005, é mais uma versão melhorada do GBA, com um tamanho reduzido, a possibilidade de usar fones de ouvido, tela melhorada e frente tocável.
Nintendo DS Lite
Dando sequência à linha DS, a Nintendo lançou em 2006 uma versão mais clean do seu portátil de duas telas, com tela mais nítida, o que possibilitou uma qualidade de imagem melhor Foi um ótimo avanço em relação ao DS anterior, no qual jogar em lugares muito iluminados era um pouco ruim para os usuários.
Nintendo Wii
Lançado em 2006, o Wii foi um grande avanço da Nintendo no mercado, um importante marco para a empresa. O que o faz tão marcante é o seu Wii Remote, joystick sem fio em formato de controle remoto. Sua jogabilidade é baseada nos movimentos do usuário; isto é, ele precisa mexer os braços, simulando movimentos de uma luta de espadas, jogos de tênis e muito mais.
Em 2011 a Nintendo começou a vender uma versão mini do Wii, sem diferenças no hardware do equipamento.
Nintendo DSi
Chegando em 2008, este console é uma evolução do Nintendo DS, com várias modificações, como a tela 17% maior que a anterior, duas câmeras, saídas de som mais potentes, uma Stylus mais longa, e uma entrada para cartão de memória DS.
Nintendo 3DS
Lançado oficialmente em 2011 em sequência à linha do DS, o 3DS trouxe o notável diferencial, de produzir imagens 3D sem a necessidade de um óculos. Inicialmente, ele não foi bem aceito ao público, e a Nintendo precisou abaixar seu preço para aumentar as vendas.
Nintendo Wii U
Sucessor do Wii, o Wii U chegou em 2012, com um hardware 20 vezes mais poderoso que o seu predecessor, sendo capaz de gerar imagens em alta definição.
O que chama a atenção nesse console é o seu joystick, conhecido como Wii U GamePad. O dispositivo tem uma tela sensível ao toque com câmeras frontais e um visual semelhante a um videogame portátil. Mas também conta com um joystick tradicional e também traz a possibilidade de acessar a internet para obter games e outros acessórios da linha.
Nintendo Switch
Lançado em 2017, se trata de um console semelhante a um tablet, que conta com dois controles sem fio e acopláveis de cada lado. Apesar de ser um console híbrido e aparentar ter formato portátil, a Nintendo reforçou várias vezes que ele é um console de mesa e que não irá suceder o Nintendo 3DS.
Esse é o universo fantástico da Nintendo, que vem se adaptando ao mercado e às exigências do público, sempre inovando com seus consoles e jogos. Independentemente de erros e acertos, uma coisa é certa: podemos sempre esperar por novidades dessa empresa que há décadas surpreende o mundo com sua criatividade inovadora.
Revisão: Caio Carvalho