Quebra-cabeças e desafios de lógica, de modo geral, costumam funcionar de maneiras diferentes para cada indivíduo. Seus conceitos específicos, principalmente entre os títulos mais modernos, apelam para motivações ao mesmo tempo distintas e similares dentro de nós. Baba Is You tem uma ideia simples, mas que é desenvolvida de uma maneira tão engenhosa que fez com que o jogo imediatamente prendesse minha atenção desde os primeiros segundos do seu trailer.
Baba Is You foi desenvolvido pelo desenvolvedor indie finlandês Arvi Teikari, também conhecido como Hempuli, durante a Nordic Game Jam de 2017, sagrando-se campeão sob o conceito “Not There” (Não Está Lá). Após um período posterior de desenvolvimento, durante o qual Hempuli lidou até com o lançamento de um clone do jogo, a versão final saiu em Março de 2019. O resultado é um dos melhores puzzles dos últimos anos.
Baba é baby, baby é Baba
A missão em Baba Is You é uma só: passar de fase ao atingir uma condição de vitória específica. Um objetivo facilmente compreensível, porém maravilhosamente complexo ao juntar-se às mecânicas que dão vida ao jogo: combinação de palavras e manipulação de regras.
Cada fase contém objetos e blocos de palavras que representam, além desses objetos, outros elementos que o jogador deverá usar para atingir a condição de vitória, marcada pelo bloco que contém a palavra “Win”. Majoritariamente, controlamos Baba, personagem titular que lembra um coelhinho, mas isso muda frequentemente, pois se tem algo que o jogo dá, é liberdade de escolha.
Regras inquebráveis, tô fora. Pego minha Baba e vou embora
Existem três categorias de blocos: os substantivos, que possuem representação conceitual e literal nas fases; os verbos, que modificam os substantivos; e os conectores, que juntam substantivos com verbos ou substantivos com outros substantivos, já que estes também podem agir como modificadores.
Apesar da enorme liberdade dada por Baba Is You para a criação de novas combinações, a única restrição no processo de montagem é a ordem dos blocos. Seja na horizontal ou na vertical, um substantivo deve começar a frase, seguido por um conector e, por fim, um verbo ou outro substantivo.
Ao início de cada fase, algumas regras já estarão formadas. Elas determinam as propriedades e funções de cada elemento presente, incluindo o próprio jogador, representado pelo bloco “You”. Dependendo das limitações físicas de cada cenário, será possível desfazê-las e criar outras, ou não, e é aqui que entra a criatividade de cada jogador para chegar a pelo menos uma das diferentes combinações possíveis de formar a regra vitoriosa e cumpri-la, passando pelos obstáculos já criados ou que vão se criando à medida que você vai progredindo em cada puzzle.
Ali Baba e as 40 soluções… ou mais
Baba Is You brilha por ser o tipo de puzzle que não dá apenas uma resposta fechada para cada problema, deixando a cargo de quem está no controle as tarefas de entender como os objetos interagem entre si e descobrir meios alternativos de passar pelas fases. Ele não só é bem-sucedido nesses quesitos, como faz isso de maneira intuitiva e autoexplicativa, sem complicar ou tratar o jogador como incapaz. Isso é maravilhoso e destaca jogos assim dos demais do gênero.
Um fator cuja importância merece ser destacada são os demais elementos que compõem o game. A arte e a trilha sonora dão a Baba Is You um clima de beleza simples, tranquilidade e harmonia, perfeito e necessário para a concentração exigida à resolução de problemas cada vez mais difíceis, em um jogo no qual muitas vezes a progressão não é obrigatoriamente linear. Se você está preso em uma fase, mas já liberou outra localidade do mapa, você pode pausar esse desafio em particular e procurar um diferente.
Encerrando essa análise em uma nota particular, Baba Is You me agradou mais do que a maioria dos tipos de puzzle por ser um jogo que brinca com regras e sintaxe de um jeito que, além dos aficionados por quebra-cabeças, cativa qualquer pessoa que aprecie a comunicação textual. Ao subverter a máxima de que regras existem para nunca serem quebradas, Arvi Teikari nos dá uma referência em inteligência e inventividade nos vídeo games.
Análise feita com cópia digital cedida pela Hempuli