Criado por Matt Thorson e Noel Berry, com música de Lena Raine, efeitos sonoros da Power Up Audio e arte do estúdio brasileiro Miniboss Studio, Celeste é um jogo de plataforma que conta a história de Madeline e sua trajetória até o topo da montanha que dá nome ao título.
Lançado em janeiro de 2018 para PC, Xbox One, PS4 e Nintendo Switch, Celeste traz uma pixel art incrível e um level design igualmente impressionante. Isso sem mencionar a trilha sonora, que de maneira cativante nos acompanha na jornada de Madeline.

Celeste é um jogo difícil, porém instigante, onde a cada nova fase, o nível de dificuldade aumenta. Durante a gameplay somos apresentados a novas mecânicas ou a diferentes formas de utilizar uma mecânica já conhecida. Além da quest principal, é possível resolver puzzles para coletar itens colecionáveis. E ao fim da jornada há o B-Side, que traz variações de alguns níveis e o C-Side com versões mais difíceis dessas variações. Seus comandos são simples, mas devem ser precisos e às vezes ágeis. Podemos andar para frente e para trás, pular, escalar e dar Air Dashes.
Mas apesar de sua jogabilidade muito bem detalhada e precisa, a verdadeira surpresa do game veio por conta de seu enredo. A jornada de Madeline até o topo da montanha Celeste é muito poética e trata de temas bem adultos e complexos, como ansiedade e depressão. Temas esses que são apresentados de maneira genial através de personagens e diálogos durante a gameplay.

Não é à toa que Celeste foi indicado a quatro categorias no The Game Awards de 2018, inclusive a de Game do Ano, levando as premiações de Jogo mais Impactante e Melhor Jogo Independente. Além de receber ótimas notas nas principais reviews mundiais.
Celeste é um game que merece ser jogado e eu posso garantir que trará uma experiência inesquecível. Mas e você, já jogou Celeste ou pretende jogá-lo? Conta para gente aqui embaixo nos comentários!
Revisão: Caroline Marques