Análise: Fe (Switch) – Entre em sintonia com uma floresta nórdica

André Carvalho
10 leitura mínima

Uma floresta nórdica onde tudo está conectado através da voz. É neste cenário que somos introduzidos a Fe (Nintendo Switch), um lugar pacífico, com diversos animais e plantas vivendo em perfeita harmonia com o ambiente. Até que seres robotizados chegam e começam a ameaçar as espécies locais.

Pelo que parece, nosso protagonista (uma raposa azulada muito fofa!) também é alheio ao ambiente e descobre todos os segredos ao mesmo tempo que nós, os jogadores. O game criado pela Zoink e distribuído em 2018 pela EA é pacífico (até certo momento) e nos traz a ideia de explorar um lugar fantástico sem amarras e bloqueios.

No início, estamos um pouco perdidos. Vasculhamos a região inicial em busca de algo, até que nos deparamos com um cervo. Seguindo-o, somos apresentados à principal mecânica: o canto. No Switch, é possível usar o botão ZR de duas formas para ativá-la. A mais imersiva é estabilizar a altura do controle com a frequência certa do animal. Há uma outra opção de usar apenas o analógico da direita.

cante com animais fe nintendo switch
Cante com animais e alinhe-se às suas frequências.

Você cantou com o cervo. E agora? Fez um amigo para o resto da jogatina! E assim segue o jogo. Cante com os animais, alinhe-se com suas frequências e poderá ultrapassar os seus limites físicos. Por exemplo: o cervo pode ativar uma flor amarela, que empurra o ar para cima, fazendo com que você consiga chegar em alguma plataforma antes impossível.

Contudo, só podemos nos comunicar com filhotes, já que nós não sabemos ainda a língua certa. Ao todo, é possível aprender seis delas, o que nos dá toda a autonomia para se deslocar no mapa.

Enquanto não liberamos o idioma (normalmente ajudando um animal adulto a se livrar dos invasores), a única forma de ultrapassar certas barreiras é com bichos ao seu lado, o que nos impede de chegar em algumas plataformas mais avançadas.

Depois de liberadas, podemos usar nós mesmos a linguagem para dar o match perfeito com o ambiente e, assim, descobrir novas áreas desse mundo aberto 3D!

Invasores e inimigos de Fe, para o Nintendo Switch

Em Fe, existem diversos animais, e ser amigo de todos trará benefícios a você. Mas cuidado! Nem todos querem saber de cantar, algo que aprendemos da pior maneira possível… Porém, não é só de bichos que o jogo é feito. Precisamos falar dos seres robotizados: os Silenciosos.

silenciosos fe nintendo switch
Silenciosos capturam um cervo. Somos apresentados aos inimgos.

Aqui está claro que os desenvolvedores usaram figuras humanas para simbolizar a destruição da natureza e a harmonia da floresta. Não fica exatamente claro o motivo por trás deles, mas a qualquer sinal de movimento, eles te capturam. Dessa forma, o jogo acaba se tornando um pouco stealth em muitos momentos.

Basicamente, você precisa descobrir uma forma de resolver puzzles sem ser detectado! Essas resoluções podem envolver frutas ou até caminhos secretos, então a chave é explorar. Os Silenciosos fazem parte da grande maioria da história e de todos os problemas que devemos solucionar. É impressionante: eles estão sempre em todos os lados!

Cristais e habilidades essenciais em Fe

Por falar em exploração, procure sempre nos lugares mais escondidos por cristais. Isso porque você precisará deles para liberar novas habilidades. Pode subir em árvores, correr mais rápido ou até planar! Mas para isso, você precisa ir atrás de cristais brilhantes cor-de-rosa.

 É claro que diversos destes “poderes” são essenciais para seguir a história do jogo, então é importante procurar sempre pelos cristais para não ficar parado em algum sítio.

O mundo é muito bem feito e lindo, então vale a pena tentar subir nas árvore ou dar a volta em um riacho. Quem sabe o que pode estar atrás deles? Pode não ter cristais, mas há possibilidade de encontrar pinturas rupestres. Elas não adicionam nada ao seu personagem, mas são colecionáveis e ajudam de alguma forma a contar a história.

Em nenhum momento do jogo fica clara a motivação dos Silenciosos, mas essas pinturas dão algumas dicas do que está acontecendo. Fe, no Nintendo Switch, é mais um daqueles jogos que deixa o jogador interpretar tudo que acontece . Você precisa tirar sua própria conclusão depois de investir cerca de 15 horas.

Outro elemento importante na história são os capacetes. Existem 12 no total, e com eles o jogador tem breves cutscenes da perspectiva dos Silenciosos. Dessa forma, o próprio game te dá pistas do que está acontecendo na floresta.

cutscene capacete fe
Uma das cutscenes de um capacete.

Não se perca em Fe (Nintendo Switch)!

É comum ter a sensação de que não se sabe por qual caminho ir, ou até mesmo onde estar. Por isso, a dica é deixar ligados no menu  os waypoints. Dessa forma, ao abrir o mapa você sempre saberá onde deve ir, através de um ponto verde. 

Essa ferramenta é muito útil, visto que muitas vezes que se “termina” uma área, a entrada para a próxima pode ser do outro lado da floresta. Sem esses pontos de ajuda, encontrar o caminho para prosseguir na história seria um tanto quanto complicado.

Contudo, para quem não curte esse tipo de ajuda, os desenvolvedores criaram uma outra maneira, mais natural. Se você pressionar o botão do canto? por algum tempo, a raposa começará a chorar e chamará uns passarinhos. Eles sabem o caminho e sempre te levarão ao próximo ponto de interesse. Basta segui-los!

Também é muito importante prestar atenção nas instruções que o jogo te dá sobre as mecânicas, Pois elas são meio vagas e curtas. Basicamente, é um sinal de que você está livre para explorar da maneira que preferir.

animal fe nintendo switch
Um dos inúmeros animais que devemos ajudar.

A trilha sonora é o ponto alto da jornada

  Um bom jogo não é feito apenas com ação e cenários. A música precisa acompanhar a qualidade. E o trabalho de Joel Bille é espetacular em retratar, com emoção, a calma de um lugar harmonioso. As músicas são compostas por elementos modernos, mas sempre com toques de instrumentos clássicos, como violinos e violoncelos.

Enquanto passamos por um vale, uma montanha ou um riacho, a música é tocada como plano de fundo e te leva a um local nostálgico. Muitas vezes, simplesmente parei para admirar a paisagem e ouvir as canções.

Sem mais spoilers da história principal, prepare-se para chorar no fim da jornada ao descobrir os segredos e (ao que parece) os motivos das ações dos Silenciosos. Vale a pena chegar até o fim da jornada!

Pontos positivos e negativos de Fe (Nintendo Switch)

Fe (Nintendo Switch) é primoroso e a trilha sonora ajuda a criar o ambiente. Mas claro que tem seus problemas. Em alguns momentos, é difícil ajustar as câmeras, e o mundo 3D pode dar alguma dor de cabeça. As cores são vibrantes, mas para quem é sensível pode atrapalhar um pouco na experiência.

Outro problema é o fim do jogo. Assim que se termina a história, tudo que resta para fazer é pegar todos os colecionáveis e desbloquear todas as habilidades. Feito isso, não há mais nada. Apenas passear pela floresta quando quiser, para relembrar as aventuras. 

É aconselhável que se jogue com o console conectado à televisão. Isso porque, se escolher o método de frequência de voz com a altura do controle do Switch, jogar em modo portátil pode atrapalhar um pouco na hora de ver a tela em si, visto que o console será colocado para cima ou para baixo o tempo todo. Na TV, basta realizar a ação com o controle normalmente.

fe nintendo switch
Somos nós nessa pedra?

Fe (Nintendo Switch) é uma bela experiência. Quem gosta desse tipo de jogo não irá se arrepender! O game está na eShop brasileira por R$79,00. No momento, até o dia 14 de junho, ele se encontra em promoção por apenas €4,99 na eShop em Portugal.

Revisão: Luiz Gonzaga

Compartilhe este artigo
Deixe um comentário
tes