Análise: Gamedev Beatdown (PC) – O lado sem holofotes da criação de games

Rodrigo Gomes
4 leitura mínima

Gamedev Beatdown é um game de narração dinâmica roguelite em 2D de ação e estratégia baseado em turnos onde o foco é a narrativa. O jogo ainda está em early access (acesso antecipado), por isso faltam muitos refinamentos em vários quesitos como jogabilidade, tradução, menus, balanceamento e mecânicas.

Os desenvolvedores inclusive pedem o feedback da comunidade para aperfeiçoar o jogo. Segundo eles, isso é muito importante durante sua criação. E como visto no próprio game, criar um jogo não é a coisa mais tranquila que se pode tentar.

Mas afinal, do que se trata Gamedev Beatdown?

O primeiro jogo do estúdio QYJO, formado pelo incrível número de duas pessoas e fundado em 2018, te coloca no lugar de um desenvolvedor de games, tendo que encarar as dificuldades e reviravoltas desse trabalho.

Gerenciar as equipes, recursos, o stress e tomar decisões que afetam diretamente nos atributos dos games produzidos e no contentamento de cada setor da desenvolvedora são alguns dos acontecimentos presentes durante a jogatina.

Priorize somente os gráficos e tenha um jogo totalmente bugado, fazendo com que, antes mesmo do lançamento, sua equipe de controle de qualidade peça as contas. Ou então, gaste uma fortuna em propaganda para aumentar o hype do jogo e tenha um retorno tão baixo que será necessário começar tudo do zero.

Narrativa

O ponto mais forte de Gamedev Beatdown sem dúvida é a narrativa. Os acontecimentos são gerados de maneira procedural e a linguagem ácida e cômica utilizada faz com que cada situação seja única e apresente opções curiosas.

Tem um bug de fala no seu jogo? Concorde com a equipe de projeto e o transforme em um recurso do game, ou então pressione a equipe de tecnologia para solucionar o problema. Cada escolha afetará os próximos acontecimentos, além dos status do seu game.

O simbolo de espada embaixo nas opções significa que será necessário derrotar a outra equipe para aprovar a decisão.

A linguagem na parte concluída é tão leve e rica em referências que a leitura abundante não se torna cansativa, mas sim divertida. Isso sem mencionar os vários easter eggs espalhados pelo game, com direito até a Cyberpunk 2077.

A maior parte da gameplay é tomada de decisões, mas uma vez que se tenha confronto entre equipes, está na hora de resolver na boa e velha pancadaria.

Jogabilidade

Nos primeiros atos, as desavenças são resolvidas em uma luta de RPG por turno, lembrando vagamente South Park: The Fractured But Whole, onde os ataques especiais são maximizados através de seu desempenho em mini-games. Esses, por sua vez, são alguns dos quais podemos desenvolver como produtora.

No terceiro ato, o combate muda para um beat ‘em up onde você esquiva e ataca, tendo pontos predefinidos na tela. Vale lembrar que, segundo os desenvolvedores, essa parte é experimental, então pode ser mudada completamente na versão final.

Conclusão

Gamedev Beatdown é um título promissor que, quando concluído, deve oferecer um fator replay gigantesco. Durante quase 10 horas de gameplay, não consegui explorar sequer 30% dos acontecimentos prometidos.

O que mais me chamou a atenção ao longo da experiência é como o game é didático referente ao próprio mundo dos jogos. Conforme você desbloqueia eventos na sua jornada, mais termos da indústria você libera, com uma explicação simples e precisa a respeito.

Se você quer conhecer mais sobre videogames em geral e seu desenvolvimento de uma forma leve, sem dúvidas Gamedev Beatdown é uma ótima pedida. Ele está com a versão de acesso antecipado disponível na Steam desde 10/04/2020.

Compartilhe este artigo
Deixe um comentário
tes