Análise: The Innsmouth Case (PC) – Os perigos da curiosidade

Matheus Seleguim
4 leitura mínima

Desenvolvido pela RobotPumpkin Games e publicado pela Assemble Entertainment em junho deste ano, The Innsmouth Case não é uma experiência à qual estamos acostumados. É um título que retoma um gênero antigo de jogabilidade chamado text adventure (aventura de texto), combinando terror e humor de uma maneira única.

Também conhecido como ficção interativa, esse gênero se inspira na jogabilidade de clássicos como Zork, em que a redução de conteúdos gráficos e de comportamento abre uma janela para inúmeras interações com a história e cada decisão afeta o rumo dela como um todo. 

Uma Aventura Lovecraftiana

The Innsmouth Case te coloca na pele de um investigador particular na cidade de Boston, Massachusetts. Suas investigações te levam à pequena cidade de Innsmouth, onde coisas estranhas acontecem a todo momento. Cada escolha feita altera o rumo da história e da investigação, com muitos finais possíveis e inúmeras respostas às suas perguntas.

A história do jogo é baseada no terror cósmico lovecraftiano, ou seja, nas histórias escritas por H.P. Lovecraft que usavam a limitação da capacidade humana de conhecer os mistérios do universo como combustível para instigar terror nas nossas mentes, com a compreensão de que não entendemos e nem temos a capacidade de entender tais mistérios. Contos como O Chamado de Cthulhu servem de marcantes inspirações para o game e o universo contido nele.

Vivendo dentro de um livro

Inicialmente, a experiência de jogo em The Innsmouth Case pode parecer um pouco monótona, mas com o desenrolar da gameplay, percebemos a curiosidade aflorando a cada momento e nos sentimos parte do caso como se estivéssemos vivendo dentro de um livro de mistério. Afinal, quem nunca quis participar de uma história da sua obra favorita?

A aventura e humor contidos na investigação, evidentes a cada momento do jogo, deixam uma experiência muito divertida e instigam ainda mais a nossa vontade de descobrir o que acontece na pequena Innsmouth; porém, aqueles que têm conhecimento sobre terror cósmico sabem que a curiosidade pode ser uma coisa muito perigosa, e o jogo faz uso desse perigo de forma constante.

Por ser um jogo baseado em texto, The Innsmouth Case não se destaca muito no quesito artístico, mas o pouco que existe pode ser apreciado, com icônicas artes de locais e personagens retirados diretamente dos livros de Lovecraft e recriados de maneira cartunizada para dar vida aos cenários apresentados.

Esses cenários são trazidos à vida com um belo trabalho sonoro que sutilmente se encaixa nas cenas, seja através de músicas para ambientar uma situação de suspense ou de sons de interação com objetos e personagens. 

Infelizmente, como ainda não foi feita uma tradução do jogo para português, a experiência pode não ser completa para aqueles ainda não familiarizados com o inglês. Apesar disso, The Innsmouth Case é uma experiência sensacional para amantes de jogos e literatura, especialmente para aqueles fãs das histórias lovecraftianas com uma pitada de humor para não acabarmos loucos.

Análise feita com cópia digital cedida pela Assemble Entertainment

Revisão: Davi Sousa

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