Assistir anime é bom, jogar videogame também, então a mistura dos dois é melhor ainda. Por isso, hoje vamos falar de 7 animes para fãs de games. Todos eles envolvem jogos em sua trama de alguma forma, alguns são de realidade virtual, outros não, mas com certeza será fácil de se identificar com pelo menos um deles.
7 – Sword Art Online Alternative: Gun Gale Online
Em sétimo lugar, ficamos com Sword Art Online Alternative: Gun Gale Online. Por mais que Sword Art Online (SAO) seja uma franquia já bem estabelecida no mercado de animes, sua versão alternativa não alcançou o mesmo sucesso.
Nesse anime, acompanhamos Kohiruimaki Karen, que é viciada no jogo Gun Gale Online (GGO), um FPS em realidade virtual. Karen consegue companheiros no jogo, mas um é mais doido que o outro. Eles entram em um evento de battle royale dentro do GGO e, a partir disso, a história se desenrola e vamos acompanhando o time da protagonista durante as batalhas desse evento.
É um anime divertido, ótimo para entreter, sendo considerado por alguns melhor que o próprio SAO. Ele tem 12 episódios e está disponível por completo na Netflix e na Crunchyroll.
6 – Net-juu no Susume
Net-juu no Susume é o anime para fãs de games se identificarem, principalmente quem joga MMO. Ele não é muito popular, mas com certeza vale a pena.
A história acompanha Morioka Moriko, uma mulher de 30 anos que se encontra desempregada. Ela começa a se dedicar integralmente ao seu jogo favorito, o MMO Fruits de Mer.
Net-juu mostra o dia a dia de Moriko, a interação dela com os amigos online e a parte mais divertida: o jogo em si, que toma boa parte das cenas.
O anime tem apenas 10 episódios, bem rápido de assistir. Ele está completo, com dublagem em português, disponível na Crunchyroll.
5 – Accel World
Accel World é mais um anime com jogo de realidade virtual, estando entre os melhores do tipo. A animação tem 24 episódios, mas por ser bastante divertida, acaba bem rápido, mal dá para perceber.
Acompanhamos a história de Arita Haruyuki, um estudante que sofre bullying na escola por sua aparência. Um dia, a vice-presidente do Conselho Estudantil, Kuroyukihime, mostra a ele um programa secreto que permite acelerar suas ondas cerebrais, ao ponto em que o tempo ao seu redor parece parar.
Contudo, para conseguir tal façanha, é preciso acumular Burst Points gerados através de batalhas contra outros usuários dentro da realidade virtual. Kuroyukihime chama Haruyuki para ajudá-la em uma missão e os dois acabam formando uma parceria nessa espécie de game.
Os personagens de Accel World são muito cativantes, as batalhas são ótimas e a história realmente te prende. É um anime que realmente vale a pena assistir por todo seu conjunto.
4 – New Game!
New Game! é a animação perfeita para quem quer fazer ou já faz jogos. É um dos poucos animes que abordam games dessa forma, o que já é um ponto positivo para a obra.
O anime começa com a protagonista Suzukaze Aoba conseguindo seu emprego dos sonhos após se formar na escola. Desde criança, ela é apaixonada por um jogo chamado Fairies Story, conquistando uma vaga para trabalhar na empresa que o criou, a Eagle Jump. No cargo, ela é responsável pelo character design dos games.
Só há mulheres no elenco, o que é ótimo em questão de representatividade. A relação entre as personagens é bem construída, e mostra uma perspectiva de como deve ser trabalhar em uma empresa pequena de jogos. Difícil assistir o anime e não querer se envolver com isso depois.
New Game! tem duas temporadas, cada uma com 12 episódios e ambas estão disponíveis na Crunchyroll.
3 – Btooom!
Voltando para os jogos virtuais, vamos falar de Btooom!, que tem apenas uma temporada com 12 episódios, mas ficou marcado na memória dos fãs de anime.
Sakamoto Ryouta é um garoto de 22 anos que está desempregado. Na vida real, ele não tem nada de especial, mas dentro de Btooom, ele é um dos melhores jogadores.
Um dia, Ryouta acaba entrando no jogo sem perceber. Ao acordar em uma ilha, ele se sente confuso e perdido. Quando finalmente vê alguém, pede ajuda, mas recebe uma bomba em troca. É nesse momento em que ele descobre que está dentro de seu jogo favorito e precisa batalhar por sua vida.
O anime é perfeito para aqueles que gostam de obras em que o personagem fica preso dentro do jogo e tenta sair. Fora que o jogo Btooom! é um pouco diferente dos outros que vimos acima, então é bom para dar uma variada.
2 – Hi Score Girl
Para quem não se importa com animação em computação gráfica e viveu os anos 90, esse anime é perfeito. Hi Score Girl foi ignorado por muitos por conta da sua animação não-convencional, mas cativou aqueles que deram uma chance.
Yaguchi Haruo é um estudante que, quando se trata de jogos, é muito bom. Um dia, ele é derrotado em um jogo de luta no fliperama. E para sua surpresa, foi por uma garota, sua colega de classe rica, Oono Akira.
A partir desse dia, eles se tornam companheiros de jogatina, sempre competindo para ver quem é o melhor. É um anime muito divertido, que acompanha a evolução dos fliperamas até os primeiros consoles. Quem viveu nessa época vai se identificar muito, mas quem não viveu vai passar vontade, como eu passei.
Hi Score Girl tem duas temporadas, a primeira com 12 episódios e a segunda com apenas 9. Ambas estão disponíveis na Netflix.
1 – Kakegurui
Por fim, para fugir um pouco de jogos eletrônicos, trouxe para finalizar a lista, Kakegurui, que fez bastante sucesso quando foi lançado, por mostrar estudantes envolvidos em jogos de azar.
Nessa escola de elite, existe uma hierarquia, e para conseguir chegar no topo, os alunos devem participar de partidas de jogos de azar e vencê-las. Mas se você criar dívidas no jogo e não conseguir pagar, se tornará bicho e será tratado como criado pelos outros estudantes.
O protagonista Suzui Ryouta não é tão bom nos jogos e acaba sempre se dando mal nas partidas. Em contrapartida, a aluna nova, Jabami Yumeko, é viciada nesse tipo de jogo, sendo uma das melhores da escola.
Kakegurui vale muito a pena para quem quer ver um anime de jogos, mas está fugindo dos eletrônicos convencionais. Se está procurando algo diferente, esta pode ser uma opção. Tem duas temporadas com 12 episódios cada. Ambas estão disponíveis na Netflix.
Outros animes que podem agradar os fãs de games
Antes de finalizar essa matéria, vou deixar aqui uma lista de menções honrosas que podem ser interessantes também:
- Sword Art Online
- No Game No Life
- Gamers
- Log Horizon
- .hack//SIGN
- Overlord
- The King’s Avatar
- Netoge no Yome wa Onna no Ko ja nai to Omotta?
Essas foram as minhas indicações. Já assistiram ou pretendem assistir algum desses na lista? Deixem nos comentários e indiquem outros que não foram citados aqui.
Revisão: Caio Carvalho