As Diferenças e semelhanças entre um Geek e um Nerd

Cintia Potapczuk
5 leitura mínima

Com certeza você já ouviu os termos “Nerd” e “Geek”, mas não entendeu a relação entre os dois, ou por que são tão próximos.

Então vamos entender aqui sobre estes dois grupos. Já que estamos no mês do orgulho Nerd, faremos um especial sobre o assunto, que tanto se comercializa hoje em dia.

Mas afinal, quem veio primeiro? O Nerd ou o Geek?

O termo “Nerd” surgiu em 1950, quando foi usado para destacar representantes de um departamento de pesquisas de desenvolvimento de Nortel, uma companhia elétrica do Canadá. Referia-se àqueles pesquisadores que trabalhavam no laboratório de tecnologia e passavam noites em claro realizando suas pesquisas. 

Foi em 1960 que este termo ficou popular e começou a estereotipar intelectuais, amantes de livros e tecnologia que não eram tão sociáveis, já que o nerd é uma pessoa muito dedicada ao que gosta.

Digamos que ele se prende a um hobby e busca sempre adquirir mais conhecimento sobre o assunto, então está sempre exercendo atividades como ler ou assistir filmes, resultando em um isolamento que gera dificuldades de interagir com outras pessoas, pois ele fica sempre voltado a um mundo específico.

Elenco da série The Big Bang Theory Foto: Divulgação

O termo “Geek” surgiu antes mesmo da internet e do modernismo, em 1876, e era usado para designar artistas de rua que se apresentavam a partir de atos bizarros, como devorar insetos vivos ou até vidro nas apresentações, conhecidas como “Geek Shows”.

Foi com a popularização da internet que o geek que conhecemos hoje surgiu, no decorrer dos anos 1990, destacando pessoas que têm um profundo interesse por assuntos científicos e tecnológicos, filmes de ficção, jogos de RPG e vários outros assuntos. 

Semelhanças e Diferenças

A grande diferença entre eles é que o nerd, como está sempre envolvido com algo de seu interesse, seja sobre tecnologia ou ficção científica, acaba praticamente ficando sem vida social, se isolando e sendo muito solitário, já que se dedica ao máximo às suas preferências e se sente à vontade com esses hobbies, assistindo filmes, lendo livros e estudando.

Já o geek não se comporta desta maneira. Por mais que também se interesse pelos mesmos assuntos do nerd, ele busca se socializar e andar mais em grupos.

A forma como ambos são caracterizados também é diferente. Tanto no cinema quanto na literatura, nerds costumam ser descritos usando óculos, com espinhas, calças na altura da cintura, muito magros e altos, sempre mostrando que estão fora de moda. Quando retratam o geek, ele é o jovem que usa jeans básico, uma camiseta normal e blusa de manga comprida como um complemento, além de se enturmar bem mais fácil que um nerd.

O que une estes dois grupos são exatamente os gostos e preferências. Tanto geeks quanto nerds são pessoas que se interessam por tecnologia e ficção científica, seja no cinema, literatura, jogos de RPG, quadrinhos, animes, mangás, games, séries de televisão… tudo que envolve a cultura pop de hoje. Para cada preferência, surge um grupo diferente, como gamers e otakus, que serão assunto para um próximo texto.

O resultado de tudo isso hoje em dia é um grande reconhecimento dos geeks e nerds, que vêm ganhando um espaço mais caloroso e aberto, atraindo cada vez mais crianças, jovens e até mesmo adultos que ajudam a difundir em diversas plataformas tudo que envolva estes grupos. 

Comic Con Experience, feira de cultura pop, no São Paulo Expo. Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil

Um ótimo exemplo são  as Comic Cons, eventos que unem todas essas tribos sociais e estão entre as maiores reuniões de cultura pop do mundo. Também temos eventos destinados a determinados grupos, como feiras de games, e outras destinadas à cultura japonesa, que envolvem cosplayers,fãs de animes e mangás, e muito mais.

Vemos então que a junção destes grupos e a quebra destes outros estereótipos a respeito de seus comportamentos são um avanço social e cultural, que hoje são destaque para marcas de roupas, streamings e consumo em geral.

Revisão: Icaro Sousa

Fonte da capa: BryanV

Compartilhe este artigo
2 comentários
tes