Não seria fácil em 1997 impressionar os gamers após o ano de 1996 ser cheio de lançamentos que definiram os vídeo games como Duke Nukem 3D, Megaman X3, Super Mario RPG, Resident Evil, Quake, Super Mario 64, Crash Bandicoot, Blood Omen Legacy of Kain e Tomb Raider dentre outros, mas logo em 03 de Janeiro de 1997 a então Blizzard Entertainment nos presenteou com Diablo, um jogo de tom sombrio que definiu as mecânicas de Dungeon Crawlers e Action RPGs.
Com mecânicas simples, uma temática assustadora e uma história misteriosa e cativante Diablo logo conquistou as graças de crítica e público, recebendo diversos “sucessores espirituais” e sequências da própria Blizzard, sendo Diablo 2 nunca superado nem por Diablo 4, lançado ainda neste ano de 2023, entretanto, não é de Diablo que quero falar neste texto, mas de uma subestimada homenagem que este título recebeu em 2018 sob o título de Book of Demons, jogo este que faz referências diretas ao primeiro Diablo mas com um visual inspirado em dobraduras de papel e mecânicas originais de uso de cartas que dão um ar de frescor raro a jogos que arriscam neste subgênero.
Book of Demons foi desenvolvido pela Think Trunk e é o primeiro do projeto Return 2 Games, que tem o objetivo de homenagear gêneros de jogos que foram populares na década de 1990.
Visual
Book of Demons tem um visual propositalmente estilizado para parecer uma história em dobradura de papel, semelhante ao feito em Paper Mario, mas sem tantas cores e num tom bem mais cinzento. O número pequeno de animações pode estranhar jogadores mais jovens ou mais ávidos por gráficos modernos, mas para quem não se importa tanto com gráficos realistas perceberá que a arte do jogo é muito bem representada e todos os elementos na tela são representados de forma competente. Por se tratar de um game do mesmo gênero de Diablo haverão momentos em que o número excessivo de objetos em tela fará o jogador não saber direito o que está acontecendo, mas isto nunca foi um problema pra os fãs do gênero.
Som
Os efeitos sonoros e a música de Book of Demons são um elemento fortíssimo da nostalgia deste título. Além de serem capazes de mesmo em um título tão despretensioso nos fazer entrar no clima da aventura remetem a experiência que tivemos lá no fim dos anos 90 com o primeiro Diablo. Não há dúvidas do carinho da desenvolvedora pelo que a inspirou a realizar este trabalho.
Jogabilidade e Desafio
Book of Demons opta pela simplicidade. Neste título não vemos os loots infindáveis de itens inúteis que particularmente sempre me irritam nos títulos deste gênero, nem mesmo equipamentos são tratados como o era tradicionalmente. Todos os itens do jogo são cartas que são encontradas e devem ser selecionadas para serem utilizadas pelo personagem do jogador. Mesmo parecendo estranho a princípio, esta mecânica simples aliada a possiblidade de melhorar as cartas e aumentar o número de cartas utilizadas substituem muito bem as mecânicas de loot dos action RPGs padrão.
Atributos também foram resumidos a apenas dois, Vida e Magia.
Com esta simplicidade o jogo é bem mais palatável e a experiência de jogar bem descontraída. Considero uma decisão acertada.
Isto não significa que Book of Demons é um jogo fácil, porque não é. Embora não seja punitivo em dificuldade normal, mesmo nesta dificuldade se você não entender as mecânicas do jogo pode ter dificuldades em avançar nos andares até o inferno, mas o desafio não chega a ser frustrante, é na medida certa para uma experiência descontraída mas que demanda um certo nível de atenção.
História
A história de Book of Demons é uma referência clara à história do primeiro Diablo da Blizzard. Funciona como um elemento de nostalgia e os personagens NPCs têm certo carisma por remeterem a personagens do título homenageado. Não há muito o que dizer sobre isto, exceto que se você gosta das referências vai se agradar.
Vale a pena?
Book of Demons é um título subestimado que merece mais atenção do público e crítica por ser um jogo muito bem elaborado, mas talvez por se apresentar de uma forma descontraída não tenha chamado atenção de muita gente que certamente se agradaria dele.
Se você gosta de experimentar coisas novas e gosta de Dungeon Crawlers e Action RPGs e se sente órfão de um game mais assemelhado a Diablo de 1997, com certeza vai gostar de Book of Demons.
O título está disponível para consoles Xbox, IPad, Nintendo Switch e Windows.