Com o lançamento de Xenoblade Chronicles: Definitive Edition para Nintendo Switch no início do mês, muitos jogadores mergulharam de cabeça no game, encarnando Shulk pelo gigantesco mundo de Bionis. E o fato de Xenoblade Chronicles ser um RPG com características próprias contribui para deixar alguns jogadores perdidos. Pensando nisso, a CBG separou algumas dicas que podem ajudar o jogador a se ambientar melhor. Pegue sua Monado, ajeite-se no sofá e vamos embora.
Como evoluir seu time rapidamente
A melhor forma de evoluir seus personagens, subindo-os de nível, é cumprindo as inúmeras sidequests oferecidas pelo jogo. Logo de início o jogador perceberá que, conforme se abre o mapa, pontos de exclamação brancos começam a surgir. Esses pontos são NPCs com objetivos específicos para você cumprir.
Os pedidos geralmente serão bobos, como entregar determinado item a alguém, ir a uma região coletar certo item e voltar ou mesmo derrotar certo número de monstros em uma área específica. Algumas dessas sidequests irão remunerar o jogador com uma boa quantidade de dinheiro ou mesmo experiência. É mais fácil adquiri-la cumprindo quests do que derrotando inimigos, o que não significa que eles não dêem XP, apenas que será bem mais demorado evoluir dessa forma.
Inventário limitado
O seu inventário no game possui espaço limitado. Como cada personagem usa um tipo de arma específica, não há necessidade de ficar acumulando itens e equipamentos, o que significa que você pode vender o que não estiver usando. Deixe seus personagens com os melhores equipamentos que tiver, e caso esteja precisando de grana, considere esta opção.
A passagem do tempo não é enfeite
Aprenda a usar o relógio do game, transitando entre dia e noite. Mudar o horário interno de Xenoblade Chronicles não é apenas um aspecto visual, mas uma necessidade caso o jogador deseje uma experiência mais aprofundada. Alguns NPCs estarão disponíveis apenas em um horário específico, além de itens necessários para o preenchimento da Collectapedia que só aparecem em determinados momentos. Se você é um jogador mais completista, considere explorar os mapas em vários horários diferentes.
Tente completar a Collectapedia
A Collectapedia é um arquivo de itens disponíveis em cada área do game. Estes itens aparecem como pontos luminosos azuis no cenário, e quando uma das categorias é completada o jogador recebe uma recompensa. Fique atento durante a sua campanha e tente pegar o máximo de pontos azuis possíveis para receber essas recompensas, lembrando que alguns pontos só aparecem em momentos específicos do dia ou da noite, sendo necessário retornar à área mais de uma vez.
O posicionamento em batalha é fundamental
Quando seu time entrar em batalha, você poderá aproveitar a posição do personagem em relação ao inimigo para causar mais dano ou gerar certo efeito no golpe escolhido. No caso de Shulk, o jogador pode se posicionar atrás do inimigo e causar dano duplo com o golpe Back Slash ou reduzir a defesa física do inimigo caso use Slit Edge posicionando-se ao lado dele. Dessa forma, é interessante conhecer as características das Arts que cada personagem possui e explorar o posicionamento do time durante as batalhas.
Os efeitos causados pelos golpes e a quantidade de dano podem ser ampliados conforme você utilizar Ability Points. Não esqueça de dar upgrade nos golpes que preferir, de acordo com a sua estratégia de batalha.
Uma questão de afinidades
Explore a afinidade entre os personagens do time. O jogo permite que você acompanhe o nível de afinidade entre eles. Essa afinidade é importante porque algumas quests exigem que determinados personagens estejam com um nível de afinidade alto, além de uma boa afinidade permitir combos maiores em batalhas.
Considere, assim, trocar de vez em quando os combatentes do seu time, de forma a manter níveis de afinidade grandes entre todos eles. Uma boa forma de aumentar esses níveis é encontrar e visualizar os eventos Heart-to-Heart, diálogos paralelos à história entre dois personagens. Esses eventos aparecem conforme o mapa é desvendado, em um ícone de duas mãos se cumprimentando.
Explore o menu Skill Tree
Cada personagem libera Skills conforme avança níveis, e o jogo permite que, de acordo com a afinidade, uns possam usar Skills dos outros. Esse recurso é limitado ao número de Affinity Coins que o jogador possuir e ao nível de afinidade entre os personagens. Neste aspecto, é vital adquirir Skills como as que garantem mais experiência e pontos de habilidade, ou mesmo as que permitem vestir equipamentos de pesos médios e pesados. Estar atento quanto às habilidades escolhidas e o equipamento utilizado pode fazer a diferença em uma batalha.
Dividir para conquistar
Alguns inimigos estarão em bando. Caso o jogador esteja em um nível mais baixo, ou mesmo se ele não quiser uma batalha contra todos de uma vez, há a possibilidade de jogar uma pedra em um deles e atrair um por um. Essa opção aparece logo abaixo do ícone de iniciar batalha. Cuidado: essa opção é arriscada em se tratando de inimigos que observam o cenário (eles têm um ícone de olho sobre suas cabeças). Às vezes o tiro pode sair pela culatra…
Modo explorador: ativado
Por fim, e não menos importante: explore o mapa. Existem landmarks secretas que, quando descobertas, fazem todos os personagens subir de nível. Algumas delas exigirão que você fuja de inimigos com nível muito superior, mas não deixam de ser uma forma de dar uma upadinha no time.
Fazendo uso dessas dicas, com certeza explorar o mundo de Xenoblade não será uma experiência tão assustadora assim. E você, tem alguma dica que queira compartilhar? Escreve aí pra gente =)
Revisão: Kiefer Kawakami