EVO 2020 é cancelada após denúncias de crimes sexuais

A EVO 2020, que aconteceria online, foi cancelada após acusações envolvendo seu CEO, Joey Cuellar, que foi afastado da presidência da empresa.

EVO 2020 CBG

A EVO 2020 (Evolution Championship Series) teve sua edição online oficialmente cancelada após acusações de abuso sexual e pedofilia envolvendo seu CEO, Joey Cuellar. O mesmo foi demitido da empresa após as denúncias (os casos teriam ocorrido há 19 anos), sendo prontamente substituído por Tony Cannon.

O evento estava marcado para o período compreendido entre 31 de julho e 2 de agosto. Devido à pandemia, uma versão digital foi elaborada, tendo sido agendada para inciar neste sábado (4). Haveriam atividades em todos os finais de semana de julho.

Uma declaração oficial foi emitida no Twitter do evento, confirmando o afastamento de Cuellar e seu desligamento em atividades relacionadas à EVO.

“Estamos chocados e tristes com esses acontecimentos, mas também estamos comprometidos em fazer todas as mudanças necessárias para tornar a EVO um modelo melhor para a cultura mais forte e segura que todos buscamos. Como resultado, cancelaremos a EVO Online e trabalharemos para emitir reembolsos para todos os jogadores que escolheram comprar um crachá. Doaremos o equivalente ao produto, conforme prometido ao Projeto HOPE.” (Tradução livre).

Empresas participantes também comunicaram, através da rede social, seu afastamento do evento.

A Bandai Namco se solidarizou com aqueles que manifestaram descontentamento com o abuso na comunidade gamer. Outras empresas, como a Capcom, afirmaram que em respeito às vítimas, retiraram suas participações na EVO 2020.

Em nota, Cuellar afirmou que “nunca quis machucar ninguém”.

“Eu era jovem e imprudente, e fiz coisas das quais não me orgulho”, disse o ex-CEO da EVO.

Fonte: Voxel

Arthur Döhler

Graduando em letras português/Inglês. Tradutor (EN - PT), revisor, escritor, redator, jornalista, pesquisador e professor de idiomas e suas literaturas. Possui formação complementar em Harvard. Autor do livro "Manual do Ilustrador de Sonhos". Descobriu o inglês através dos games. Através do inglês, a leitura. Pela leitura, formou a escrita, e a escrita o trouxe de volta aos games.

Parceiros CBG