A Microsoft é uma empresa de nome importante no mercado digital, que mesmo com fortes concorrentes, conquistou 90% do mercado mundial e ainda consegue manter um nível de crescimento alto. Mas como tudo isso começou?
Origem
A Microsoft foi fundada por Bill Gates e Paul Allen em 1975, nos Estados Unidos. Eles se conheceram no colégio e compartilhavam uma mesma paixão: computadores.
O nome Microsoft se originou da junção das palavras inglesas microcomputer e software; de início, a empresa era pequena e pretendia desenvolver um software em linguagem BASIC para o computador Altair 8800da IBM.
Em 1979, a IBM contrata a Microsoft para criar um sistema operacional para seu novo computador. Por ainda não possuírem um sistema completo, Gates e Allen compraram o Q-DOS da Seattle Computer Products por 50 mil dólares e decidiram melhorá-lo e modifica-lo em MS-DOS (sistema operacional de disco da Microsoft).
Apesar do contrato com a IBM, a interface de comando de texto do MS-DOS não ofuscou a atenção recebida pela Apple Lisa de Steve Jobs, que havia pegado a interface gráfica e a ideia de um mouse de outra empresa e as adicionou ao seu produto, cujo próximo passo seria a criação do Macintosh. Nessa situação, Bill Gates vê uma oportunidade de convencer Jobs a participar do projeto para o novo computador da Apple.
Gates então conseguiu formar parceria com Jobs e copiou a interface gráfica do Macintosh, vendendo uma versão parecida no Japão; quando Jobs descobriu isso, quebrou a aliança com ambas as empresas.
História do Windows
Em 1981, começa a ser criado o Windows, mas só em 1985 o produto chega ao mercado com o nome de Windows 1.0. Mesmo com limitações, ele trouxe ao público o uso do mouse e a possibilidade de abrir mais de um programa ao mesmo tempo — o recurso de multitarefa, com interface colorida, com ícones e janelas. O sistema operacional possuía também aplicativos como o jogo Reversi, calculadora, Paint, calendário, bloco de notas, entre outros.
Em 1987, surgiu o Windows 2.0, o mesmo ano em que a empresa compra o Power-Point e a planilha Excel. Nesta versão os gráficos já eram melhores. Mesmo com pouca diferenciação em relação ao anterior, foram incluídos novos programas como o MS Word e o MS Excel, atalhos no teclado, e a sobreposição e controle das janelas abertas.
Com o sucesso da empresa, a Microsoft foi se adaptando e melhorando seus sistemas operacionais, lançando o Windows em suas versões 3.0, 3.1, 95, 98, ME (Millenium Edition), XP, Vista e as versões 7 e 8, com a mais recente sendo o Windows 10.
Outros Investimentos da Microsoft
A Microsoft se consolida no mercado pela grande ambição de Bill Gates, que tanto inova em seus sistemas quando algo novo surge no mercado, nunca ficando para trás ou sendo esquecido.
Cada inovação ou melhoria sempre é também uma exigência do público consumidor mundial, que busca avançar cada vez mais em novas tecnologias e recursos, simplificando a busca por conhecimento e o grande avanço da comunicação.
Não é só com sistemas que se contenta a Microsoft. Em 1993 a internet se popularizou com o Mosaic da NCSA e logo Bill Gates criou o Internet Explorer, um navegador que se tornou um dos mais usados no mundo, já que ele vinha instalado no Windows 95.
Em 1994 foi criada a Microsoft Game Studios, uma das primeiras subsidiárias da empresa, que possui uma série de estúdios responsáveis por criar e distribuir jogos para computador e consoles, como o Xbox e games como Age of Empires, Halo e Lost Odyssey.
O Xbox, que chegou para bater de frente com o GameCube da Nintendo, o Dreamcast da Sega e o PlayStation 2 da Sony, não demorou muito para se popularizar no mundo dos games, tendo seu espaço entre três grandes empresas japonesas.
A Microsoft segue com seu crescimento nos dias atuais, inovando e estando sempre atenta o que outras empresas estão criando para nunca ficar para trás, tendo seu nome bem conhecido no mundo todo e nos garantindo qualidade em informática e comunicação.
Revisão: Davi Souza