Primeiro jogo como prescrição médica aprovado nos Estados Unidos

Por Matheus Seleguim

FDA aprova pela primeira vez na história um jogo digita como prescrição para crianças com TDAH.

À primeira vista, EndeavorRX pode parecer apenas mais um “joguinho de celular”, mas com certeza o jogo da Akili Interactive, anteriormente denominado Project EVO, entrará pra história: ele será o primeiro jogo digital a ser legalmente usado como prescrição médica nos Estados Unidos.

Essa decisão foi recentemente autorizada pelo FDA, a agência que regula alimentos e medicamentos nos Estados Unidos, que seria equivalente à Anvisa aqui no Brasil. EndeavorRx será usado para o tratamento de crianças com déficit de atenção com hiperatividade (TDAH) e, ao invés de ir para uma farmácia, o medicamento pode ser baixado pela Apple Store para iPhones e iPads.

O jogo consiste em uma corrida na qual o jogador deve desviar de obstáculos e coletar itens do seu interesse enquanto percorre um cenário colorido e interage com diferentes criaturas. Contudo, a Akili Interactive financia e trabalha no desenvolvimento e estudo de EndeavorRx há anos para trazer algo além do entretenimento para seus jogos.

O tratamento é feito com crianças entre 8 e 12 anos com uma prescrição de 25 minutos por dia, por 5 dias da semana em quatro semanas. Foram realizados testes com mais de 600 pacientes por sete anos para saber se a aplicação de jogos digitais faria uma diferença real para eles.

Segundo a empresa, como resultado de um dos seus principais estudos, um terço dos pacientes tratados não apresentam mais sinais mensuráveis de déficit de atenção em pelo menos uma das medidas objetivas. Com isso, os estudos mostraram resultados otimistas para o tratamento de crianças com TDAH.

Podemos ver que os jogos digitais estão tomando espaços cada vez mais diferentes e estão conseguindo ajudar em áreas diferentes do entretenimento. Esse provavelmente é o primeiro de muitos jogos que podem e vão ajudar pessoas, e certamente ficamos no aguardo.

Fonte: The Verge

Matheus Seleguim

Olá, meu nome é Matheus mas pode me chamar de Dr. Freud. Esse apelido se da ao fato de ser um estudante de psicologia apaixonado por games e por Psicanálise. Participo do mundo gamer desde pequeno com meu master system, gosto muito de conversar sobre e escrever também.

Parceiros CBG