Steam Game Festival: 8 demos que você não pode perder

Jônatas Marques
8 leitura mínima

Entre os dias 16 e 22 de junho acontece o já tradicional Steam Game Festival. A edição de verão traz mais de 900 jogos, que podem ser testados até às 14h (horário de Brasília) do último dia do evento.

Além dessa enorme quantidade de jogos, o evento também promove palestras e entrevistas com desenvolvedores desses games.

Confira a lista dos jogos que você não pode deixar de experimentar nesse Steam Game Festival:

1- Pandemia

Pandemia é o novo projeto do estúdio brasileiro Game Arte. Você vive na pele de Keyla, que é médica em um hospital da periferia de São Paulo.

Como o nome já diz, a história se passa no meio de uma pandemia e você deve escolher quem salvar, ao mesmo tempo que precisa administrar o dinheiro para comer e o descanso para não se infectar até a morte. Em Pandemia você precisa sobreviver um dia de cada vez.

Além da interessante dinâmica de gameplay e as críticas sutis que o jogo faz, os gráficos de Pandemia também se destacam. Segundo o estúdio, o visual foi feito à mão, pixel por pixel e em 4 cores.

A Game Arte já desenvolveu os jogos A Nova Califórnia e Amora. Os fundadores do estúdio também atuam em trabalhos educativos que utilizam videogames, confira nossa entrevista com Tainá Felix, uma das idealizadoras do projeto.

Pandemia receberá alguns protótipos até o lançamento oficial do game, que deve acontecer no primeiro semestre de 2021.

2- Red Ronin

Outro jogo brasileiro que você precisa ficar de olho é Red Ronin, e com a demo disponível dá para ter uma ideia do quão promissor esse game é. Desenvolvido pela Wired Dreams Studios e pelo brasileiro Thiago Oliveira, Red Ronin lembra muito Katana Zero, outro indie de muito sucesso. 

Uma diferença do jogo brasileiro é que a sua movimentação é por turnos (é possível entender melhor através do vídeo abaixo). Assim, ao compararmos com Katana Zero, você precisa ser mais estratégico em cada fase, porém Red Ronin também traz muita ação, principalmente com as habilidades e recursos que você pode usar para matar um inimigo atrás do outro.

Red Ronin deve ser lançado ainda em 2020. 

3- 30XX

Depois da agradável surpresa que foi 20XX, agora a Batterystaple Games traz uma sequência desse “Mega Man like”. 30XX se passa 100 anos depois do primeiro jogo e oferece alguns avanços interessantes, como novas habilidades e um estilo gráfico diferente do primeiro jogo.

A demo disponível na Steam mostra que o jogo precisa de alguns polimentos importantes, mas já é possível sentir a vibe de um Mega Man renovado e sem perder as suas referências.

30XX ainda não tem uma data de lançamento confirmada.

4- Cris Tales

Desde o seu anúncio, Cris Tales vem chamando muita atenção por conta da sua beleza gráfica. Apesar de ter todas as características que um JRPG pede, como batalha por turno, muitos diálogos e uma narrativa fantasiosa, Cris Tales consegue trazer outros elementos bem interessantes.

Na demo disponível conhecemos o começo dessa história: um cristal do tempo é despertado ao Crisbell, a personagem principal, encontrá-lo. A partir daí, o jogador pode ver o passado, o presente e o futuro enquanto explora todo cenário na belíssima perspectiva 2D de Cris Tales.

Além disso tudo, o jogo apresenta uma arte visual e uma trilha sonora fantásticas, confirmando a expectativa do trailer.

Cris Tales tem data de lançamento prevista para 17 de novembro de 2020 e sairá para PC, PS4, Xbox One e Nintendo Switch.

5- Spiritfarer

Spiritfarer é o novo jogo da Thunderlotus (Jotun e Sundered) que está enchendo os jogadores de expectativas, principalmente por ter aparecido pela primeira vez em uma conferência da Microsoft na E3 2019.

A demo disponível atualmente é a mesma de outros eventos da Steam, quando falamos as nossas primeiras impressões sobre o jogo

Spiritfarer tem seu lançamento previsto para 2020, mas ainda sem data definida.

6- Haven

Entre os jogos citados, Haven talvez seja o que mais chama a atenção visualmente. Tudo é impressionantemente lindo, desde os primeiros vídeos do jogo, a cena de introdução e até você começar a jogar com o casal protagonista.

Além de toda a sua beleza, a demo nos apresenta um pouco da história e jogabilidade de Haven. A narrativa acontece em planetas desconhecidos e que parecem ser habitados apenas por esses dois personagens. Eles sobrevivem nesses lugares para se esconder de um inimigo, ao mesmo tempo que precisam manter saudável esse relacionamento amoroso.

A The Game Bakers, desenvolvedora e publicadora de Haven, é famosa por jogos lindamente artísticos, o mais conhecido é Furi.

Haven tem o lançamento previsto para esse ano e deve sair para PC e consoles.

7-  A Monster Expedition

Para aqueles que gostam de puzzle e um visual agradável, A Monster Expedition é uma ótima escolha. Você controla um simpático bichinho que precisa passar de uma ilha para outra utilizando os troncos de árvores.

Apenas nessa demo já é possível perceber os detalhes que fazem A Monster Expedition tão original, mesmo sendo um jogo simples e de um gênero bem comum. A ambientação de A Monster Expedition é algo que prende até quem não é muito fã desse estilo de jogo.

A Monster Expedition parece estar no caminho certo para ser o projeto mais ambicioso do estúdio Draknek & Friends. O lançamento previsto é para 2020.

8- Inmost

Inmost foi outro jogo que me surpreendeu mesmo não sendo muito apreciador do seu gênero principal, que é terror. Ao contrário do que muitas demos fazem, a demonstração de Inmost te deixa curioso sobre a história do jogo e foca em mostrar do que o game é capaz.

Podemos dizer que Inmost é um 2D horror puzzle/action game e sua narrativa é contada através de pequenos atos, assim como em Limbo e Inside.

A direção artística já está incrível, o som ambiente e a trilha sonora te colocam dentro daquele mundo, enquanto a parte gráfica abusa da beleza com um incrível pixel art e detalhes que são muito interessante de serem percebidos.

No final da demo também é possível experimentar um pouco do combate do jogo, que mostra que Inmost é mais puzzle e terror do que um game de ação.

Inmost está sendo desenvolvido pelo estúdio lituano Hidden Layer Games e distribuído pela já conhecida Chucklefish (Stardew Valley, Wargrove, Timespinner, entre outros). Inmost deve sair para PC e Nintendo Switch ainda esse ano, mas o jogo já está disponível para iOS.


Entre esses jogos, qual foi o que mais te interessou? Gostou de outros jogos do Steam Game Festival? Nos conte nos comentários!

Compartilhe este artigo
Deixe um comentário
tes