Nintendo confirma processo contra Pocketpair por violação de 3 patentes

José Magalhães
3 leitura mínima

A disputa legal entre a Nintendo e a Pocketpair, desenvolvedora do jogo Palworld, que estava em andamento há algum tempo, finalmente ganhou contornos mais específicos. Embora fosse claro que o processo estava relacionado às semelhanças do jogo com Pokémon, até agora, não sabíamos quais patentes estavam sendo questionadas. No entanto, a Pocketpair revelou recentemente, os detalhes do processo, que envolvem três patentes da gigante japonesa: 7545191, 7493117 e 7528390. Algumas delas incluem, por exemplo, a clássica captura por ‘bolas’.

Reprodução: Pocket Pair

Leia também: Bug no novo update compromete progresso em Silent Hill, mas desenvolvedores prometem solução

Embora as patentes estejam cercadas de termos jurídicos complexos, o relatório esclarece que elas estão principalmente relacionadas à mecânica de captura e montagem de criaturas. Essa revelação sugere que a Nintendo foca nas semelhanças entre a jogabilidade dos dois títulos. O tribunal decidirá se realmente é isso.

Reprodução: Youtube/IGN

Mais detalhes sobre a disputa entre Nintendo e Pocketpair

O valor pedido pela Nintendo em danos é de 5 milhões de ienes (aproximadamente US$ 66.000). Este montante é relativamente baixo quando comparado a outros casos de patentes, mas que pode não refletir o custo real para a Pocketpair. De acordo com o advogado de propriedade intelectual Kirk Sigmon, em entrevista ao PC Gamer, os custos legais podem se tornar muito mais altos. Isso porque, para que o caso avance até o ponto de concessão de danos, a Pocketpair terá que arcar com uma série de despesas processuais.

Apesar de o sucesso de Palworld garantir à Pocketpair uma boa saúde financeira, a desenvolvedora ainda não conta com os recursos de uma gigante como a Nintendo, o que torna o processo, mesmo com danos modestos, um fardo significativo. O que fica claro é que a Nintendo está determinada a punir a Pocketpair de qualquer maneira, seja por meio de uma compensação financeira ou pelos custos legais que terão que ser arcados pela empresa. O desfecho deste caso será um importante ponto de reflexão sobre o alcance das patentes e a proteção dos direitos de propriedade intelectual na indústria dos jogos.

Compartilhe este artigo
Deixe um comentário
tes