Palworld foi disponibilizado para Steam, PC gamepass e Xbox Gamepass em 19 de Janeiro de 2024. Este jogo de sobrevivência com elementos de captura de monstros chamados Pals explodiu em popularidade, já tendo vendido mais de 8 milhões de cópias em menos de uma semana de disponibilização, não lançamento, já que o título se encontra em estado de acesso antecipado.
Desenvolvido por uma pequena equipe na Pocket Pair, desenvolvedora já com um histórico polêmico de criar títulos muito parecidos com franquias de sucesso, o game levanta polêmicas não só pelas similaridades de seus pals com pokémons como por trazer também a mecânica de escalada de Zelda Breath of the Wild, e a suspeita de uso de IA para desenvolver seus monstrinhos a partir de partes de pokémon.
Certamente a similaridade com a franquia de rinha de monstrinhos da Nintendo ajudou a explosão de popularidade de Palworld, e em nosso país o nome do jogo é uma fonte inesgotável de memes da eterna quinta série, mas o jogo tem solidez o suficiente para não ser apenas um sucesso meteórico e efêmero?
O Que pode não dar certo em Palworld?
O jogo possui incontáveis bugs e sofre cracks frequentes acima do tolerável, o que é justificável por estar em acesso antecipado, mas um risco de desgaste pode ocorrer caso a desenvolvedora não se empenhe em corrigir os bugs do jogo rapidamente. Os cenários do jogo são desleixados e pouco orgânicos, e faltam recursos de administração de construção que tornariam menos enfadonhas as mecânicas que são o foco do jogo, a construção de base, crafting e administração de recursos. O fato do jogo ser um jogo de sobrevivência com elementos de captura de monstros pode também frustrar jogadores que esperavam uma experiência mais parecida com pokémon, sobretudo jogadores que não gostam de jogos de sobrevivência.
O que pode dar certo em Palworld?
Palworld é um jogo de sobrevivência, um nicho bastante restrito no mundo gamer, mas na minha experiência bem mais acessível e intuitivo que a maioria dos títulos deste gênero. O fato de não demorar para nos sentirmos progredindo no jogo e a fácil compreensão de suas mecânicas pode atrair para o gênero pessoas que nunca tiveram muito sucesso com jogos de sobrevivência, isto aconteceu comigo. O carisma dos Pals e o objetivo de captura-los, principalmente para ajudarem no funcionamento da base trazem uma satisfação particular. É constante a sensação a cada “espécie” nova de Pal capturada de progressão, e isto instiga a curiosidade de conseguir mais espécies.
Palworld vai durar?
É difícil especular sobre um fenômeno tão ímpar como o sucesso repentino de Palworld, mas eu arrisco dizer que principalmente após vendas tão altas do jogo em pouco tempo só cabe a desenvolvedora se empenhar para tornar a experiência de Palworld sólida e duradoura, não só melhorando os insuportáveis bugs como adicionando mais conteúdo e refinando a jogabilidade do título. Estou confiante de que este título não ficará à sombra daquilo que o inspira.