Com a popularização dos esportes eletrônicos, fica notável o interesse de um grande público no assunto. São muitos jogos, com diversas mecânicas e seus próprios campeonatos. Para ajudar os novatos na cena esportiva a se situar, traremos uma saga apresentando as principais equipes de jogos famosos. O da semana passada foi Overwatch e hoje conheceremos os principais times profissionais de League of Legends (LoL).
Sobre o jogo
League of Legends, apelidado carinhosamente de LoL, é um jogo multiplayer online de battle arena (MOBA), onde dois times se enfrentam de forma estratégica em busca da vitória. A empresa responsável pelo jogo é a Riot Games. LoL foi lançado em 2009 e roda nos sistemas operacionais Windows, macOS e Mac OS Classic. É um dos jogos mais populares da atualidade, mesmo com vários concorrentes.
Campeonato Mundial de League of Legends
O maior campeonato mundial do jogo é o Campeonato Mundial de League of Legends, que foi criado também em 2009, mas só aconteceu pela primeira vez em 2011.
Aqui, 24 times competem pelo grande prêmio, passando por 3 fases: a de Entrada, a de Grupos e a Eliminatória. Eles disputam o título de campeão, a Taça do Invocador e o prêmio de aproximadamente US$2.000.000.
Times competitivos de LoL
Todos os times vencedores podem escolher um campeão para cada integrante, que receberá uma skin personalizada da equipe. Os vitoriosos até agora foram: Fnatic (2011), Taipei Assassins (2012), Samsung Galaxy White (2014), SK Telecom T1 (2013, 2015 e 2016), Samsung Galaxy (2017), Invictus Gaming (2018) e FunPlus Phoenix (2019).
Um dos mapas de LoL, Summoner’s Rift, é dividido em 4 rotas principais: Top, Selva (Jungle), Mid e Bot. Elas, também são conhecidas como lanes.
Vamos entender um pouco sobre a posição de cada jogador antes de entrar nos times. Há cinco funções dentro do jogo: top laner, mid laner, ad carry, jungler e support (topo, meio, atirador, caçador e suporte).
Os top laners são responsáveis pela rota superior do mapa. Há apenas um jogador de cada time nessa lane, sendo basicamente um 1×1 e as tropas de cada time. Os mid laners também ficam no 1×1, mas na rota do meio.
Já na bot lane, a rota inferior, fica uma dupla: o ad carry (ADC) e o support. Eles atuam em conjunto para derrotar os inimigos desta rota. Enquanto o ADC farma (abater minions), o suporte lhe dá proteção.
Por último há o jungler. Essa função é de extrema importância para o jogo, visto que ele transita entre as rotas, podendo farmar na selva e até ir de uma lane a outra, auxiliando os jogadores que estão ali em um momento decisivo.
Isso é apenas um pequeno resumo sobre cada função, só para vocês entenderem como cada membro do time atua.
Antes de conhecermos os profissionais, deixo aqui uma nota explicativa: diferente de Overwatch, o LoL tem um cenário competitivo muito forte aqui no Brasil, então nesta lista teremos times brasileiros também. Dito isso, vamos às equipes, sempre diversificando os países.
1. paiN Gaming
Não poderíamos começar de maneira diferente. O time paiN Gaming é um dos maiores no cenário brasileiro. A equipe foi criada em 2010 e seu treinador é o Sin “Xero” Hyeok. No total há 8 jogadores na paiN. Em 2015 eles participaram do Mundial, mas não conseguiram a vitória.
Top: Robo e Ayel
Mid: Kami e tinowns
ADC: brTT
Jungler: Cariok e Wiz
Support: esA
2. Fnatic
Criado em 2011, Fnatic é um dos times representantes do Reino Unido. O treinador da equipe é o Alfonso “Mithy” Aguirre. O Fnatic foi o grande vencedor do Campeonato Mundial de LoL no mesmo ano em que foi criado. Eles possuem apenas 5 jogadores na formação.
Top: Bwipo
Mid: Nemesis
ADC: Rekkles
Jungler: Selfmade
Support: Hylissang
3. T1 (Antigo SK Telecom T1)
Representando a Coréia do Sul, temos o T1. Seu treinador é o Kim “Kim” Jeong-soo. O time foi criado em 2014 e em 2019 mudaram de nome. O T1 tem muitos jogadores ativos, 17 no total, sendo que alguns são substitutos e outros oficiais. A equipe é conhecida por ser tricampeã do Mundial de LoL, ganhando em 2013, 2015 e 2016.
Top: Canna
Mid: Faker
ADC: Teddy
Jungler: Cuzz e Ellim
Support: Effort
4. Invictus Gaming
Um dos representantes da China é o Invictus Gaming, criado em 2011. O time foi vencedor do mundial em 2018. Seu treinador é o Kim “Fly” Sang-chul e possui 7 jogadores na formação.
Top: TheShy
Mid: Rookie
ADC: Puff
Jungler: Ning
Support: Baolan, Reheal e Southwind.
5. Liquid
Para representar os Estados Unidos, temos o time Liquid, na ativa desde 2015. Seu treinador é o Joshua “Jatt” Leesman e possui 6 jogadores na composição. Até então não ganharam nenhum mundial.
Top: Impact e TF Blade
Mid: Jensen
ADC: Tactical
Jungler: Broxah
Support: CoreJJ
6. G2 Esports
O G2 Esports foi fundado na Espanha, em 2015, mas sua base fica na Alemanha. Seu treinador é o Fabian “GrabbZ” Lohmann e o time tem 6 jogadores. Eles foram os vice-campeões no mundial de 2019, mas até o momento não ficaram em primeiro lugar.
Top: Wunder
Mid: Caps
ADC: Perkz e P1noy
Jungler: Jankos
Support: Mikyx
7. INTZ
Antes conhecido como INTZ e-Sports, o time INTZ é mais um representante brasileiro. Seu treinador é o Lucas “Maestro” Pierre e o time tem 8 jogadores na composição. A equipe chegou a ir pro Mundial em 2016, porém ficou entre os últimos colocados do quadro geral.
Top: Tay e Yupps
Mid: Envy e Hanor
ADC: micaO
Jungler: Shini e Accez
Support: RedBert
8. ahq e-Sports Club
Para representar Taiwan, temos o ahq e-Sports Club, criado em 2012. Seu time tem 8 jogadores e o treinador é o Tsai “GreenTea” Shang-Ching. Em 2015 eles quase chegaram ao Top 3 no Mundial, mas infelizmente perderam antes.
Top: Ziv e Leaky
Mid: Apex e Uniboy
ADC: Wako e Doggo
Jungler: Kongyue
Support: Ysera
9. GAM Esports
O GAM Esports é o representante do Vietnã, criado em 2014. O treinador é o Phan “JackieWind” Huy Phong e o time possui 8 jogadores ativos. Em 2019 chegaram a aparecer no quadro geral do Mundial, mas nos últimos lugares.
Top: Kiaya
Mid: Dia1 e Genza
ADC: EasyLove, Jisoo e Noway
Jungler: Levi
Support: Slay
10. FunPlus Phoenix
Por fim, temos o vencedor do Mundial de 2019, FunPlus Phoenix, mais um da China. Foi criado em 2017 e seu treinador é o Chen “WarHorse” Ju-Chih. No total há 6 jogadores no time.
Top: GimGoon e Khan
Mid: Doinb
ADC: Lwx
Jungler: Tian
Support: Crisp
Menções honrosas
O competitivo de LoL tem muitos times, então vamos citar algumas menções honrosas que também merecem destaque.
Esses foram alguns times profissionais de LoL, porém há muito mais. O cenário é enorme, então há bastante para aprender, mas espero que este post tenha ajudado vocês a iniciar nos eSports.
Revisão: Luis Fernando