Quem não se sente feliz quando sabe que um dos seus livros ou HQs favoritas se tornará uma série ou filme? Poder enxergar todo aquele mundo que você imaginou durante a leitura de alguma obra é algo mágico.
Por isso, resolvi selecionar algumas adaptações de séries e filmes que vieram dos quadrinhos e que talvez você não saiba que são histórias originadas desse universo, que vai muito além de nomes conhecidos como Marvel e DC.
The End of The Fucking World
Distribuída pela Netflix, The End of The Fucking World chegou à plataforma de streaming em 24 de outubro de 2017 com episódios de curta duração e uma trama dramática de humor ácido, conquistando muitos fãs.
Com uma estética bem indie, a série conta a história de James e Alyssa, que se rebelam contra suas famílias e resolvem fugir, cometendo uma série de crimes e nos dando um final duvidoso na primeira temporada.
A segunda temporada estreou em 5 de novembro de 2019, mostrando os destinos de cada personagem a partir do fim da primeira, e assim finalizando a história, diferente de como acontece nos quadrinhos.
Escrito por Charles S. Forsman e publicado em 2013 pela Fantagraphics, a história original é bem diferente do que a série apresenta, de um estilo gráfico muito simples e totalmente indie. O destino dos protagonistas é totalmente diferente do que é apresentado nas telas, mas a adaptação mantém o estilo das situações inusitadas envolvendo os dois.
I Am Not Okay With This
I Am Not Okay With This chegou no streaming em 26 de fevereiro de 2020 também pela Netflix, com algumas semelhanças a The End Of the Fucking World, como o cenário indie e os episódios curtos. Essas similaridades não são coincidência, já que o quadrinho que serviu de fonte para a criação da série é do mesmo autor: Charles S. Forsman.
A série nos apresenta a personagem Sydney Novak e sua vida conturbada após a morte de seu pai, a descoberta de sua sexualidade e uma raiva que ela não consegue controlar, nos apresentando um poder que cresce com o passar dos episódios.
O quadrinho foi lançado em 2017 e tem sua premissa bem adaptada pela série, com referências oitentistas e situações cômicas com bastante drama.
Locke e Key
Locke e Key estreou em 7 de fevereiro de 2020 e logo conquistou o público pelo universo mágico e sombrio que traz. A série conta a história da família Locke, que após a morte do seu patriarca se muda para uma mansão cheia de segredos e mistérios envolvendo chaves mágicas das quais um demônio tenta tomar posse.
O quadrinho foi escrito por Joe Hill e lançado em 2008, a série se iguala bastante a ele. Basta as temporadas seguintes seguirem o curso da história original e nos entregar uma ótima série de fantasia e muita magia.
Azul é a Cor Mais Quente
Lançada em 2013, a adaptação para as telonas de Azul é a Cor Mais Quente conta a história de Adèle, uma adolescente que se apaixona por Emma, uma artista plástica de cabelos azuis, nos mostrando uma trama de descobertas e amadurecimento das duas protagonistas.
O quadrinho de Julie Maroh é bem diferente do que foi apresentado fora das páginas, já que ele conta a história até o desfecho da relação das protagonistas, enquanto a adaptação mostra apenas os primeiros anos da relação, o que foi suficiente para trazer grandes prêmios para o filme?.
Old Boy
Old Boy é uma produção sul-coreana que conta a história Dae-Su, que foi sequestrado e mantido em cativeiro por 15 anos. Quando ele é solto sem explicações, descobre que sua esposa foi assassinada, e assim planeja uma vingança a todos o levaram a esta situação.
O filme é a adaptação do mangá de mesmo nome escrito por Garon Tsuchiya e desenhado por Nobuaki Minegishi, com a mesma trama, mas grandes diferenças de uma adaptação para outra.
No mangá, a história é a mesma, apesar de parte das reviravoltas mais chocantes do filme não acontecerem aqui. Outro grande diferencial é a violência extrema, que no mangá ocorre de forma .
E com o grande sucesso teve mais uma adaptação, dessa vez americana e esse filme foi dirigido por Spike Lee.
Operação Big Hero
Poucas pessoas sabem, mas esta animação é a adaptação de um quadrinho da Marvel de mesmo nome, sendo a primeira animação da Disney originada de um quadrinho.
A história do filme nos apresenta o jovem prodígio Hiro,que após uma grande explosão em sua faculdade, perde seu irmão mais velho Tadashi e descobre um grande vilão por trás de tudo. Hiro se junta aos amigos do irmão e ao robô Baymax para combater a figura misteriosa.
As HQs de Operação Big Hero são bem diferentes e não nos trazem tanto drama quanto o desenho, e sim mais combates, com bastante influência dos mangás japoneses.
Eu poderia citar muitas outras ótimas adaptações de quadrinhos, mas por enquanto ficam apenas essas indicações. Para quem não conhecia as obras originais por trás de cada filme e série, vale a pena conferir para entender melhor os mundos que inspiraram essas novas versões.
Revisão: Luiz Gonzaga