Star Fox 64 – Além das estrelas

Felipe Ozzy
5 leitura mínima

Lançado em 1997, Star Fox 64 foi desenvolvido e publicado pela Nintendo e trouxe muitas melhorias em relação ao seu antecessor no Super Nintendo, mas a principal e mais impressionante está na parte gráfica. Além dos gráficos impressionantes, o jogo também traz uma jogabilidade muito fluida e uma trilha sonora que, em combinação com os efeitos de áudio, leva-nos direto para o sistema de Lylat.

Star Fox 64 entrega um clima cinematográfico que, apesar de ser muito comum hoje em dia, impressionou muito no início da geração do Nintendo 64. As cenas renderizadas em tempo real e os diálogos completamente dublados são só uma pequena parte do que deixa todos tão imersos neste universo. 

A História

O cientista Andross, após tentar destruir Corneria com armas biológicas,  foi exilado para o planeta deserto Venom. Após fenômenos estranhos serem detectados em Venom, James McCloud, Peppy Hare e Pigma Dengar foram enviados para verificar o que havia de errado. Tudo piora quando Pigma se mostra um traidor e James McCloud é capturado, mas Peppy consegue escapar e retornar para Corneria para contar a Fox o que havia acontecido com seu pai.

Tela inicial de Star Fox 64

Andross, que agora se encontra mais poderoso, resolve atacar o sistema Lylat e o novo Star Fox Team, agora composto por Fox, Peppy, Falco e Slippy, é convocado para deter o maléfico cientista. 

Jogabilidade

Star Fox 64 é um shooter sob trilhos, o que significa que o veículo controlado pelo jogador é empurrado através do cenário sempre em movimento, onde deve desviar dos obstáculos e atirar com os canhões de laser nos inimigos. Todos os veículos, exceto o Blue Marine, também podem carregar o seu canhão de laser para liberar um poderoso tiro perseguidor. 

Mas existem exceções. Algumas fases e chefes possuem o All Range Mode, que consiste em um cenário delimitado onde a movimentação é livre. Ao chegar na borda da fase, a nave faz um loop e retorna.

Star Fox 64 trazia diálogos totalmente dublados

Os controles não são simples, porém bem intuitivos e podem ser usados para atirar, jogar bombas, inclinar a nave para a direita ou para a esquerda, aumentar e reduzir a velocidade, sem contar algumas combinações que nos levam a manobras mais sofisticadas.

Muito a frente do seu tempo

Mesmo sendo lançado no início da vida do Nintendo 64, Star Fox 64 soube usar muito bem a potência do console, trazendo boas texturas, cores vibrantes e efeitos de luz e reflexo simples mas convincentes. Os efeitos sonoros são muito imersivos e nos colocam dentro de uma nave espacial em meio a uma guerra galáctica, sem contar que os diálogos são muito bem dublados, onde os integrantes do Star Fox Team estão sempre se comunicando entre si e com o jogador, com frases que se tornaram muito icônicas, como o memorável “Do a Barrel Roll”

A frase de Peppy se tornou um ícone da cultura pop

Toda essa sinfonia de efeitos é embalada pela trilha sonora de Koji Kondo e Hajime Wakai, em canções que variam entre o misterioso e o impactante, sendo tão memorável que foi utilizada em outros títulos posteriores da série.

Além das estrelas

O fator replay e a qualidade vista em Star Fox 64 fazem dele um dos melhores jogos daquela geração. Enfrente novamente o Star Wolf, derrote mais uma vez o maléfico Andross e a cada término verá que a aventura foi diferente. O melhor jogo da franquia deixou uma herança incrível que influenciou e ainda influencia os jogos ao longo da história, mostrando como um jogo feito com o carinho colocado em Star Fox pode atravessar gerações e continuar muito divertido mesmo após tanto tempo. 

Revisão: Kiefer Kawakami

Compartilhe este artigo
Deixe um comentário
tes