A indústria de vídeo game sofre com um foco demasiado em jogos cada vez mais realistas, longos e com gráficos a cada vez mais complexos, o que não só limita muito o número de jogadores com dispositivos capazes de rodar estes títulos como também acaba por gerar desenvolvimentos conturbados, demorados, estressantes para desenvolvedores e com produtos finais extremamente caros para a maioria das pessoas.
Nesta lógica predatória fica cada vez mais difícil desenvolvedoras grandes arriscarem criar experiências diferentes, novas, experimentais, já que é muito mais seguro continuar fazendo sempre e sempre jogos com fórmulas que deram certo em franquias que atravessam décadas com jogos cada vez mais parecidos.
Desenvolvedoras indie, com orçamentos bem menores para desenvolver jogos e muitas vezes uma paixão honesta por vídeo games acabaram por preencher o vazio desejado por jogadores que ficaram órfãos de jogos fora das fórmulas consolidadas na mídia gamer, temos exemplos maravilhosos de grandes surpresas como Shovel Knight, The Messenger, Undertale, dentre outras obras primas que dificilmente seriam distribuídas por dos grandes nomes desta indústria.
No finalzinho de 2022 uma desenvolvedora pequena e até então desconhecida, Poncle ganhou notabilidade com seu jogo disponível na plataforma Steam, simples em jogabilidade e gráficos mas profundo em sua simplicidade e viciante. Estou falando de Vampire Survivors.
Após cair nas graças da crítica e público este roguelite shoot’em up foi indicado para diversas premiações, incluindo The Game Awards na categoria melhor game indie estreante e venceu na British Game Awards como melhor jogo, entre outras nomeações e prêmios.
Vampire Survivors ganhou porte para consoles XBOX e Nintendo Switch, recebendo também uma adaptação free to play para IOS e Android.
O sucesso repentino do título garantiu diversos conteúdos extras, incluindo uma DLC paga e agora em dezembro de 2023 um modo aventura grátis que dá um frescor à viciante fórmula do game.
Neste modo o jogador deve cumprir diversas missões em mapas novos com personagens novos, renovando no jogador o entusiasmo por Vampire Survivors.
Recomendo com ênfase a todos com afinidade por esse tipo de vídeo game experimentarem Vampire Survivors.
Além de ser um título obrigatório por entusiastas de jogos indie em geral, Vampire Survivors custa menos de R$ 15,00 na maioria das plataformas disponíveis no mercado, um fator importante no mercado brasileiro, onde jogar vídeo game geralmente é caro demais.